Anjos do Inferno e o piston do Harry

Década de 40, grande momento dos conjuntos vocais. Bando da Lua, Quatro Azes e um Coringa, Namorados da Lua. Excelentes coros surgiam, mas nenhum teria a musicalidade tridimensional dos Anjos do Inferno. Repertório certeiro, vocais celestiais e preciosas invenções instrumentais.

 

Criado em 1934, o grupo durou muitos anos e teve diversas formações. Mas, a formação mais frutífera pode ter sido a dos anos 40, com a direção e linda voz de Leo Villar, pandeiro de Alberto Paz, violão tenor de Aluísio Ferreira, violões de Moacir Bittencourt Filipe Brasil e, principalmente, o multi-instrumentista Harry Vasco de Almeida, que lançava melodias inimitáveis reproduzindo o som de um piston com a boca. O piston de boca, ou piston nasal é marca registrada dos Anjos do Inferno, e uma sonoridade inédita na discografia brasileira desde a primeira formação do grupo, com Milton Campos.
Mas não foi apenas o píston do Harry que fez com que o Anjos do Inferno se destacasse das dezenas de grupos vocais que pipocavam naquele tempo. é preciso reconhecer a imensa qualidade musical do grupo, tanto nos arranjos vocais como também na incomparável técnica instrumental. Imagine, nos tempos atuais, um grupo com três violões, pandeiro, assobios, flautas e vozes enlaçadas em 3D?

Aqui, você escuta dez gravações com o piston nasal do Harry Vasco de Almeida e invenções melodiosas dos Anjos do Inferno. Procure imaginar quais músicos da atualidade poderiam compor um novo grupo vocal nas dimensões dos Anjos.

1- Barraco Abandonado (Hermínio Vianna e Affonso Scolla) – 1940

2- Chô…chô… (Antonio Almeida e Cyro de Souza) – 1940

3- Vestido de bolero (Dorival Caymmi) -samba 1943

4- Requebre que eu dou um doce (Dorival Caymmi) 1941

5- Benguelê (Pixinguinha e Gastão Viana) lundu africano – 1946

6- Me ensina a Sambar (Antonio Almeida) – Samba-jongo – Anjos do Inferno – 1940

7 – Bolinha de papel (Geraldo Pereira) 1945

8- Me deixa viver (Alcebíades Marçal e Armando Marçal) – 1941

9- Du-vi-de-o-do (Antonio Almeida e Cyro de Souza)

10- Quem não gosta de doce de coco (Antonio Almeida) 1944

Seleção Musical: Biancamaria Binazzi

Produção: Thais Caniati

Acervo: Discoteca Oneyda Alvarenga do CCSP

Foto: “Chega de Saudade” – Ruy Castro

Para saber mais sobre o Anjos do Inferno, acesse: http://www.dicionariompb.com.br/anjos-do-inferno/

Para ouvir outras gravações, visite a nossa Discoteca.
http://www9.prefeitura.sp.gov.br


Deixe uma resposta