Duo Desvio (percussão)

O duo Desvio, formado pelos percusionistas Leonardo Gorosito e Rafael Alberto interpretou composições próprias, como Ao léu, Arame, Sementes, Folhagens, Sístole, Cascas e Jogo de pandeiros, no dia 7 de junho de 2015, na Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo.
A dupla se conheceu em 2005, mas o Duo apenas foi oficializado em 2010, quando Leonardo e Rafael, morando nos Estados Unidos, decidiram concretizar a parceria. DESVIO é um conceito. Uma palavra também formada pelas sílabas contidas em Desconstrução do óbvio.
Os músicos:
Leonardo Gorosito é compositor e percussionista da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. Foi integrante da Philharmonia Orchestra e do Grupo de Percussão da Yale Univesity, com o qual se apresentou no prestigiado palco do Carnegie Hall. Fez turnê pela África e ministrou cursos de percussão brasileira na França. Voltou ao Brasil convidado a dirigir musicalmente os espetáculos “Amado” e “Húmus”, ambos produzidos pelo Teatro Brincante. Possui Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), como aluno de John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella, e Mestrado em Percussão pela Yale University, sob a orientação do professor Robert Van Sice. Recentemente, concluiu seu Diploma de Artista na mesma instituição.
Rafael Alberto é compositor e chefe de naipe da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Foi integrante da Stony Brook Symphony Orchestra e do Contemporary Chamber Players, grupo especializado em música da segunda metade do século XX e XXI. Participou também do Grupo Piap – grupo de percussão da Unesp, e atuou como músico convidado da Amazonas Filarmônica e do Percorso Ensemble, com o qual gravou o álbum Música Plural. Formou-se no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e concluiu seu Bacharelado em Percussão pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob orientação dos professores John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Em 2011, concluiu seu Mestrado pela Stony Brook University, em Nova York, como aluno de Eduardo Leandro.

Curadoria: Dante Pignatari
Edição e Apresentação: Marta Fonterrada
Gravações: Vitor Hugo e Julio César
Realização: Centro Cultural São Paulo


Deixe uma resposta