Kátia Guedes (voz) e Erik Drescher (flauta)

Residentes em Berlim, a brasileira Kátia Guedes e o alemão Erik Drescher apresentaram duetos contemporâneos para voz e flauta, de Beat Furrer e Salvatore Sciarrino, no Mês da Cultura Independente. Na versão radiofônica, Kátia prepara nossa audição, falando um pouco sobre o caráter das obras.
As Invocations, de Furrer, lidam com sons e ruídos do instrumento e da voz, de forma teatral, carregados de carga emocional – isto pelo fato de serem realmente cenas de uma ópera. Na Invocation 3, a flauta utilizada possui um recurso especial que permite deslizar de uma nota para outra sem distinção entre os sons intermediários (“glissando”).

Também na obra do italiano Sciarrino o caráter teatral é elemento importante, “um ritual mesmo de procissão, se se quer, seguido de cada coreografia retórica necessária com gestos parcos. Porque nos ritos de despedida se reencontra e se reparte, não se detém. Não se faz necessário adicionar outras figuras aos músicos, mesmo que não sejam atores o suficiente: estão compenetrados na realização de sua música. Que coisa poderia ser melhor? Está implícito ao teatro uma natureza de diálogo que a música abrange e multiplica por si só. Isso ainda poderia ser o traço de uma eventual dramaturgia.” Abaixo, o texto / tradução da peça:
Ardo di sete e muoio / Ardo de sede e morro
Ma bevi dalla fonte perenne lí a destra del cipresso / Mas bebi da fonte eterna à direita dos ciprestes
Chi sei? E donde vieni? / Quem és? E de onde vens?
Dalla Terra sono figlio de del Cielo stellante / Sou filho da Terra e do Céu estrelado

Programa
Beat Furrer (1954) – Invocation 3 (2004) / Invocation 6 (2002/03)
Salvatore Sciarrino (1947) – La perfezione di uno spirito sottile (1985)
Confira a programação completa de música erudita do CCSP

Curadoria: Dante Pignatari
Edição e Apresentação: Marta Fonterrada
Gravações: Vitor Hugo e Julio César
Voz da vinheta: Luís Alberto Volpe
Realização: Centro Cultural São Paulo


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