Miles Davis – Parte 1

Existe no jazz nomes que fizeram história no estilo e são considerados os criadores de tudo que aconteceu dentro dele. Louis Armstrong, Charlie Parker, Thelonious Monk, Charles Mingus, Art Blakey, para citar alguns dessa seleta lista. E Miles Davis. Nascido Miles Dewey Davis Jr. No dia 26 de Maio de 1926 em Alton, Illions, Miles foi talvez o mais influente músico dentro do Jazz, despontando em plena época do Bebop e mudando várias vezes os rumos do estilo, sempre atraindo cada vez mais fãs e conquistando o menosprezo da crítica e dos puristas.

 

Começou cedo sua carreira dentro da família, que sempre o incentivou. Precocemente, se mudou para Nova York para estudar na famosa Julliard School of Music e rapidamente se juntou a Charlie Parker, seu primeiro importante mentor. Rapidamente pegou fama, gravando seu primeiro disco Birth of the Cool, já mostrando nele um novo caminho no Jazz e a grande e inquieta mente musical que ele mostraria ter ao longo de carreira. Mas ao mesmo tempo que rapidamente Miles apareceria no cenário jazzístico, também caía nas armadilhas dos vícios, fazendo com que ele lutasse duramente contra isso.

A Web Radio do Centro Cultural de São Paulo traz três programas focados em uma importante parte de sua carreira, quando Miles comandou seu Primeiro Grande Quinteto e essa primeira parte é focada justamente onde paramos nessa curta introdução. Narrado por uma importante pessoa em sua vida, a primeira de inúmeros casos e talvez a única mulher que Miles demonstrou ter amado em vida, a atriz Juliette Greco, nos é mostrado a dura luta que ele teve para sair dos vícios e resgatar aos poucos seus trabalhos musicais até chegar em sua famosa apresentação no Newport Jazz Festival ao lado de Thelonious Monk; e suas influências e figuras importantes que o ajudaram de várias formas.

Essa parte engloba os discos Birth of the Cool, Walkin’, Miles Davis and the Modern Jazz Giants e Miles Davis, o qual foi utilizado as seguintes músicas:

– Boblicity, do disco Birth of the Cool (da Discoteca Oneyda Alvarenga, Tombo: D-20385)
Miles Davis: trompete, J. J. Johnson: trombone, Sandy Siegelstein: trompa de pistão, Bill Barber: tuba, Lee Konitz: saxofone alto, Gerry Mulligan: saxofone barítono, John Lewis: piano,
Nelson Boyd: baixo, Kenny Clarke: bateria

– Solar, do disco Walkin’ (do acervo da Web Radio)
Miles Davis: trompete, David Schildkraut: saxofone tenor, Horace Silver: piano, Percy Heath: baixo, Kenny Clarke: bateria

– The Man I Love, do disco Miles Davis and the Modern Jazz Giants (do acervo da Web Radio)
Miles Davis: trompete, Milt Jackson: vibrafone, Thelonious Monk: piano, Percy Heath: baixo, Kenny Clarke: bateria

– 'Round Midnight (live Newport 1954), do disco Kind of Blue Deluxe Edition (do acervo da Web Radio)
Miles Davis: trompete, Thelonious Monk: piano

Produção: Fabiano Cruz
Direção: Fabiano Cruz e Márcio Yonanime
Roteiro: Fabiano Cruz
Edição: Fabiano Cruz
Locução: Edja Camila (como Juliette Greco) e Tuca Camargo (como Miles Davis)
(Os personagens aqui usados e as falas de Miles Davis foram tirados do livro “Miles Davis, a Autobiografia”, escrito pelo Miles Davis e Quincy Jones)
Coordenação: Márcio Yonanime


Deixe uma resposta