Música Sacra Barroca – Ensemble Charpentier

O programa apresenta as Meditações para a Quaresma e o hino O filii et filiae, de Marc Antoine Charpentier. As meditações narram a paixão de Cristo, enquanto o hino relata os eventos da Ressurreição.
O Ensemble Charpentier é formado por Guga Costa, Jabez Lima, Arthur Raymundo e Sérgio Wernec (tenores), Guilherme de Oliveira e Fúlvio Lima (baixos), Guilherme de Camargo (teorba), Iara Ungarelli (viola da gamba) e Nicolau de Figueiredo (foto) (órgão e direção).
Programa
Marc-Antoine Charpentier (1643-1704)
Meditações para a Quaresma
– Desolatione desolata est terra
– Sicut pullus hirundinis
– Tristis es anima mea
– Ecce Judas
– Cum cenasset Jesus et discipulis suis
– Quaerebat Pilatus dimitere Jesum,
– Tenebrae facte sunt
– Stabat Mater dolorosa
– Sola vivebat in antris Magdalena lugens
– Tentavit Deus Abraham
Hino de Páscoa
– O filii et filiae
Sobre Marc Antonie Charpentier
Marc Antoine Charpentier contou durante toda sua vida com a proteção da Duquesa de Guise. Grande protetora das artes e extremamente devota, a duquesa multiplicava os ofícios religiosos, celebrados em capelas e aposentos de seu Hotel de Soubise, ainda existente na Rue des Archives em Paris. Estes ofícios eram ornamentados com obras musicais escritas por compositores/intérpretes residentes e executadas por um grupo de cantores relativamente pequeno (seis vozes femininas e seis masculinas) e cerca de dez instrumentistas (órgão, cravo, teorba, violinos, violas, flautas). Discípulo de Giacomo Carissimi em Roma, Charpentier impregnou sua música de grande dramaticidade e de extrema devoção.
Sobre Nicolau de Figueiredo
Nicolau de Figueiredo, cravista, organista e regente, nasceu em São Paulo, onde estudou piano, órgão, cravo e música de câmara. Estudou cravo e órgão no Conservatório Superior de Música de Genebra e aperfeiçoou-se com Gustav Leonhardt e Scott Ross. De 1990 a 2000 foi o diretor musical da classe de ópera da Schola Cantorum Basiliensis (Suíça) e entre 2004 e 2007 ensinou interpretação do repertório vocal barroco no Conservatório de Paris. Nicolau de Figueiredo ministra cursos de interpretação e conferências no Festival d’Aix-en-Provence, no Centro de Música Barroca de Versailles, na Universidade de Musicologia de Dortmund (Alemanha) e na Ópera Bastille (França).

Créditos
Produção: Fellipe Moica e Marta Fonterrada
Edição e apresentação: Marta Fonterrada
Curadoria de música do CCSP: Dante Pignatari


Deixe uma resposta