Oneyda Alvarenga e seus Concertos de Discos – programa 4 (episódio 6)
“A Missão de Pesquisas Folclóricas que acaba de regressar do Nordeste trouxe-nos fontes de 1.500 fonogramas, além de objetos diversos, em conexão com o material musical pesquisado. Com toda essa documentação folclórica, visa a Discoteca não só um melhor conhecimento do nosso povo através de seus costumes e tradições, como fornecer aos nossos compositores uma fonte que lhes permita pelo estudo da nossa música popular orientar e fixar a sua arte dentro da realidade nacional.” (Oneyda Alvarenga, 1938).
Uma das escolas nacionalistas que mais atraiu a atenção geral foi a espanhola. Para o 6º Concerto de Discos, de 24/8/1938, Oneyda programou Albeniz, Granados e de Falla.
Isaac Albeniz
El Corpus Christi en Sevilla, da suite Iberia, para piano
Enrique Granados
Quejas o la maja y el ruiseñor, da suite Goyescas, para piano
Manuel de Falla
El amor brujo (Ballet), para orquestra de câmara.
Sobre a série Oneyda Alvarenga e Seus Concertos de Discos
Idealizada por Mário de Andrade na década de 1930, a série Concertos de Discos tinha seleção musical e roteiro da musicista mineira Oneyda Alvarenga, uma de suas mais brilhantes alunas e a primeira diretora da Discoteca Pública Municipal de São Paulo (atual Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo). As apresentações tiveram início em 1938, com frequência semanal, e repertório afinado com as ideias musicais do escritor modernista.
Série de 20 episódios produzida pela Rádio Cultura FM em 2013, Oneyda Alvarenga e seus Concertos de Discos recupera programas inteiros de algumas dessas apresentações e reproduz textos e depoimentos de Oneyda, para melhor contextualizar suas escolhas musicais.
Compartilharemos aqui no TATU no ar! alguns episódios da série da Cultura FM, selecionados pela Curadoria de Rádio do CCSP.