Oneyda Alvarenga e seus Concertos de Discos – programa 4 (episódio 6)

“A Missão de Pesquisas Folclóricas que acaba de regressar do Nordeste trouxe-nos fontes de 1.500 fonogramas, além de objetos diversos, em conexão com o material musical pesquisado. Com toda essa documentação folclórica, visa a Discoteca não só um melhor conhecimento do nosso povo através de seus costumes e tradições, como fornecer aos nossos compositores uma fonte que lhes permita pelo estudo da nossa música popular orientar e fixar a sua arte dentro da realidade nacional.” (Oneyda Alvarenga, 1938).
Uma das escolas nacionalistas que mais atraiu a atenção geral foi a espanhola. Para o 6º Concerto de Discos, de 24/8/1938, Oneyda programou Albeniz, Granados e de Falla.

Isaac Albeniz
El Corpus Christi en Sevilla, da suite Iberia, para piano
Enrique Granados 
Quejas o la maja y el ruiseñor, da suite Goyescas, para piano
Manuel de Falla 
El amor brujo (Ballet), para orquestra de câmara.
Sobre a série Oneyda Alvarenga e Seus Concertos de Discos
Idealizada por Mário de Andrade na década de 1930, a série Concertos de Discos tinha seleção musical e roteiro da musicista mineira Oneyda Alvarenga, uma de suas mais brilhantes alunas e a primeira diretora da Discoteca Pública Municipal de São Paulo (atual Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo). As apresentações tiveram início em 1938, com frequência semanal, e repertório afinado com as ideias musicais do escritor modernista.
Série de 20 episódios produzida pela Rádio Cultura FM em 2013, Oneyda Alvarenga e seus Concertos de Discos recupera programas inteiros de algumas dessas apresentações e reproduz textos e depoimentos de Oneyda, para melhor contextualizar suas escolhas musicais.
Compartilharemos aqui no TATU no ar! alguns episódios da série da Cultura FM, selecionados pela Curadoria de Rádio do CCSP.


Deixe uma resposta