Peças: Arsênico e Alfazema

A história se passa na casa de duas simpáticas senhoras que alugam, para velhinhos solitários, quartos da enorme casa onde moram. Tudo começou como um acidente, mas Abby e Martha Brewster acharam que a melhor forma de livrar os senhores inquilinos da solidão era lhes dar um vinho envenenado, de fabricação própria. E assim passaram a praticar a “boa ação”, como elas mesmas acreditavam. O enredo da comédia, que mais parece de terror, consegue fazer o público rir a cada nova cena, inclusive nos dias atuais.
Divirta-se com esta comédia do norte-americano Joseph Kesselring, escrita em 1940 e adaptada para o rádio por Sylvia Lohn, também responsável pela direção desta produção – realização da Rádio Cultura FM. Com Etty Fraser, Miriam Mehler, Renato Consorte, José Rubens Chachá, entre outros.
A peça foi apresentada no CCSP em 2013, no dia do rádio – 25 de setembro -, numa sala de cinema às escuras, como proposta de percepção especialmente dirigida ao audio. “O Brasil tem uma grande tradição de radioteatro, que migrou para a televisão, inclusive com seus autores, atores e técnicos, gerando uma dramaturgia televisiva que está entre as melhores do mundo”, disse a diretora Sylvia Lohn, que conversou com a plateia sobre o seu trabalho, antes da audição. Você poderá conferir um resumo deste bate-papo nos minutos iniciais do programa. Aos 51min35 tem início a segunda parte, que segue direto, mas pode ser interrompida a qualquer momento e retomada posteriormente.

Arsenic and Old Lace, título original da peça, estreou no Fulton Theatre of New York, em 1941. Sua versão cinematográfica, com Cary Grant e direção de Frank Capra (foto – cena do filme), obteve enorme popularidade mundial. No Brasil, foi montada pela primeira vez em 1949, com elenco do TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, e remontada em anos subsequentes, sempre que a situação financeira se apresentasse desfavorável, pois o sucesso era garantido. Fizeram parte do elenco das primeiras produções Cacilda Becker, Célia Biar, Sergio Cardoso, Paulo Autran e Ziembinski.
Produção: Marta Fonterrada
Fotografia: Sol Polito


Deixe uma resposta