Peças: Metzontla, Los Reyes (Documentário)

Por meio da paisagem sonora, este documentário, gravado no dia 6 de janeiro de 2013, propõe uma imersão na festa dos Reis Magos, a Epifania, principal celebração da pequena comunidade de artesãos Los Reyes Metzontla, localizada na zona rural da cidade de Zapotitlán Salinas, na Província de Puebla, México.

“Decidir por trabalhar com a paisagem sonora no âmbito dos documentários, de certo modo, é abrir um bastião de resistência num mundo repleto de imagens. Também é uma forma de encontrar e abraçar a poesia das imagens sonoras, virtuais e únicas a cada escutador”. Julio de Paula, autor da peça, também nos convida a refletir: por quanto tempo uma memória sonora se preserva na lembrança? Por que definir recordações vividas apenas no âmbito da visualidade?

À maneira ibérica (aclimatada em território indígena americano), Metzontla celebra o solstício de inverno, em ritual em torno da comida, da música e dos fogos de artifício. O silêncio da comunidade conduz os sons da festa aqui apresentados como:

  • Introdução e chamada das crianças
  • As bandas tocam no almoço
  • Missa com os Mariachi
  • Procissão e cortejo dos Reis Magos
  • Interlúdios em torno da comida
  • Final: a corrida do torito e a roda de fogos

Metzontla, Los Reyes teve sua primeira audição numa sala escura de cinema, por uma platéia de aproximadamente vinte pessoas, numa mostra de peças radiofônicas promovida pelo Centro Cultural São Paulo, em setembro de 2013.
Julio de Paula é radialista, diretor de programas da rádio Cultura FM e professor de montagem de som da Faculdade Cásper Líbero. É paisagista sonoro e realiza intervenções em colaboração com artistas e arquitetos.
Metzontla, Los Reyes (Documentário).
México, Brasil, 2013.
Concepção, gravação de campo e montagem:
Julio de Paula


Deixe uma resposta