Radiola Urbana 72 – MPB, os clássicos

Unanimidades entre crítica e público, “Acabou Chorare” e “Clube da Esquina” são obras antagônicas que ajudam a traduzir um período. Ambos exalam um aroma dos sonhos que marcavam os anos 70, mas com estéticas bem distintas. Se os Novos Baianos reverberavam fusões de ritmos nordestinos e o canto de João Gilberto com guitarras influenciadas por Jimi Hendrix, Milton Nascimento e Lô Borges esmeravam arranjos com ecos de Beatles e Beach Boys e letras que desvendavam um potencial lírico ainda desconhecido da turma de Minas Gerais.

 


Capa do disco “Acabou Chorare”

 


Cada do disco “Clube da esquina”

 

 

Sobre o projeto:

Todos os anos da década de 70 são reconhecidos como inspirados para a história da música, mas os doze meses de 1972 foram especialmente interessantes para uma infinidade de gêneros brasileiros e estrangeiros. No Brasil, o período expandiu a sonoridade verde e amarela e viu o êxito do samba-soul de Jorge Ben, do soul de Tim Maia, o lançamento dos inspirados discos do exílio de Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de duas obras-primas da MPB: “Acabou Chorare”, dos Novos Baianos, e “Clube da Esquina” (de Milton Nascimento, Lô Borges e companhia) – discos tão antagônicos como congruentes na mistura de elementos regionais com a influência trazida pela cultura hippie. Mundo afora, outros gêneros ou se consolidavam ou viviam uma fase de transformação definitiva. O soul norte-americano amadureceu em 1972,  dividindo as águas da era de singles despejados pelas gravadoras Motown e Stax para um momento de criação de álbuns conceituais e experimentais de artistas como Curtis Mayfield, Stevie Wonder e Al Green. Na Jamaica, o reggae em ascensão nos oferecia seu primeiro clássico internacional: a trilha-sonora “The Harder They Come”, com músicas interpretadas por Jimmy Cliff, The Maytals, Desmond Dekker e outros. Na Etiópia, o maestro Mulatu Astatke lançava a obra-prima que traduzia o estilo que ele batizou de ethio-jazz: “Mulatu of Ethiopia”. E, finalmente, o rock virava a página do desaparecimento dos Beatles e da morte de ídolos por overdose para evoluir em sub-gêneros como o folk, o glitter, o hard rock e o progressivo.

Radiola Urbana 72 é uma parceria do Centro Cultural da Juventude e a Radiola Urbana.


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