Liederabend (Uma noite de canções)

A meio-soprano Angela Diel, acompanhada ao piano por Ney Fialkow, apresenta canções de Schubert sobre poemas de Johann Wolfgang von Goethe.
Programa
Franz Schubert (1797-1828) – Johann W. von Goethe (1749-1832)
An Mignon
An den Mond
Ganymed
Opus 3
Schäfers Klagelied
Meeres Stille
Heidenröslein
Opus 5
Rastlose Liebe
Nähe des Geliebten
Der Fischer
Erster Verlust
Wilhelm Meister (Mignon), opus 62
So ?Lasst Mich Scheinen
Heiss´mich nicht reden
Nur wer die Sehnsucht kennt
Gretchen am Spinnrade
Der Erlkönug
Na segunda metade do século 18 e especialmente nas primeiras décadas do 19 eclode, na Alemanha e na Áustria, um fenômeno único: o lied romântico. Embora tenhamos exemplos anteriores, dentre os quais destacam-se algumas canções de Mozart, é a partir de Schubert e da maior importância conferida ao acompanhamento que o Lied ganha importância como gênero que se difunde por toda a Europa. Não somente a parte do piano se torna mais complexa; o mesmo acontece com as múltiplas inter-relações entre piano e voz, entre música e poesia. O lied romântico reflete diretamente o nascimento da poesia lírica alemã, combinando os estilos e os temas de outros gêneros vocais, tais como a cantata e a ópera, com os da canção folclórica ou a tradicional, para então reduzi-los em termos de voz e teclado. Com o Lied, e especialmente graças a Schubert, a canção torna-se um gênero quase cênico em que a voz é personagem de uma sequência narrativa encenada em uma paisagem pianística.
Angela Diel é uma cantora experiente, com um repertório muito amplo, que vai do barroco ao romantismo, tanto na ópera como em obras sacras e canções de câmara. Realiza intensa atividade como intérprete no Rio Grande do Sul, onde está radicada, além de apresentar-se com regularidade na Europa e em outros estados brasileiros.
Ney Fialkow (piano) graduou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e obteve os títulos de mestre e doutor nos Estados Unidos. Premiado em grandes concursos nacionais, Ney desenvolve uma movimentada carreira como solista e camerista no Brasil e exterior.

Curadoria: Dante Pignatari
Edição e Apresentação: Marta Fonterrada
Gravações: Vitor Hugo e Julio César
Realização: Centro Cultural São Paulo


Deixe uma resposta