Vitrine do Rádio

Vitrine do Rádio é um dos projetos desenvolvidos pela atriz e curadora de teatro infanto-juvenil do CCSP, Lizette Negreiros. Uma das paixões de Lizette, o Rádio foi a grande influência e inspiração para a sua escolha profissional. Ouça o depoimento de Lizette, gravado no Dia do Rádio (25 de setembro), como forma de homenageá-lo.

A data de nascimento de Edgard Roquette-Pinto (25 de setembro de 1884), considerado o pai da radiodifusão no Brasil, foi a escolhida para se comemorar o Dia do Rádio.
Após a experiência da primeira transmissão radiofônica no Brasil, em 1922, Roquette-Pinto tentou, sem sucesso, convencer o governo federal a comprar todos os equipamentos apresentados pelos norte-americanos na Feira Internacional realizada no Rio de Janeiro. Em abril de 1923 ele fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (hoje, Rádio MEC), encabeçando um grupo de cientistas e intelectuais do Rio de Janeiro, da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Médico, antropólogo, poeta e professor, Roquette-Pinto foi um dos maiores entusiastas do uso do rádio para educar e divulgar ciência e cultura, por sua capacidade de alcançar mesmo aqueles mais distantes e pobres locais.
Foto: Acervo de Orias Elias – Mario Lago e elenco de radionovela da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro


Deixe uma resposta